HPV atinge mais da metade dos jovens brasileiros
Em 38,4% desses casos, o vírus é de alto risco para o desenvolvimento de câncer. A faixa etária analisada foi de 16 a 25 anos, e a prevalência maior de jovens infectados pelo HPV é em Salvador.
Os dados são do estudo epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde, em parceria com hospital gaúcho. A faixa etária analisada foi de 16 a 25 anos, e a prevalência maior de jovens infectados pelo HPV é em Salvador.
Cerca de 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados com o papilomavírus humano (HPV). Os números foram divulgados na última segunda-feira, 27, e constam em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Foram entrevistadas ao todo 7.586 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas só 2.669 passaram por testes para detectar a presença do vírus. Do total de casos confirmados, 38,4% das pessoas registraram um dos tipos mais perigosos de HPV, capaz de causar câncer.
A maioria dos entrevistados declarou estar em união estável: 41,9% disseram estar namorando e 33,1% casados ou morando com o parceiro. A idade média do início da vida sexual foi de 15,3 anos para mulheres e 15 anos para os homens, e a data da primeira gestação se manteve na casa dos 17,1. Salvador (71,9%), Palmas (61,8%) e Cuiabá (61,5%) foram as capitais que registraram maior incidência do HPV. Com 41,2%, Recife está na outra ponta, como a menos infectada.
⭕O que é? O HPV (Papiloma vírus humano) é um vírus causador do câncer de colo de útero e de outros tipos de tumor.
⭕Transmissão: O sexo sem proteção é a principal causa da transmissão. Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado.
⭕Todos os tipos de HPV causam câncer?
Não. Existem os considerados de alto risco, que são capazes de levar ao aparecimento de tumores.
E os de baixo risco geralmente estão associados à ocorrência de verrugas genitais.
⭕Tipos de câncer causados pelo HPV
Colo de útero; o vírus aumenta o risco de tumores de garganta,pênis, ânus, entre outros.
⭕Prevenção
- Sexo seguro, com uso de preservativos - Vacina: meninas de 9 a 14 anos. Vacinas para meninos e 11 a 14 anos também foram disponibilizadas neste ano.
Fonte: Saúde Abril
Comentários