Gravidez no Pós-Parto
A atriz Thais Fersoza está grávida novamente. Casada com Michel Teló, com quem tem Melinda, de apenas 6 meses, já está no início do segundo trimestre da gravidez de um menino. Para quem não deseja surpresas como esta, o melhor é se prevenir. O que você precisa saber?
Thaís Fersoza surpreendeu os fãs ao anunciar sua segunda gestação pouco tempo depois de Melinda completar seis meses de vida. A situação não é comum e muitos começaram a se perguntar se engravidar com um intervalo tão curto entre um bebê e outro é arriscado.
A resposta é sim. De acordo com o médico e ginecologista Dr. Alberto Jorge Guimarães, criador do programa Parto Sem Medo, embora o corpo da mulher já possa fisiologicamente abrigar um feto poucos meses depois do nascimento do anterior (logo depois da primeira menstruação, geralmente a partir do 40º dia), o ideal é esperar um tempo para que o corpo se recupere da gestação anterior.
O que acontece na cabeça da mulher após o parto?
Após o parto, por mais tranquila que seja a chegada do bebê, a adaptação da mãe à nova rotina pode fazer com que algumas mulheres se esqueçam de hábitos comuns, como uso de anticoncepcionais ou o retorno às consultas ginecológicas. Segundo alguns estudos, de 10 a 40% das mulheres faltam à primeira consulta após o nascimento do bebê, o que ajuda a resultar em uma gravidez não planejada.
Qual risco de gestações seguidas?
O pós-parto é um período estressante, pois o casal está se adaptando a uma nova vida e os horários de descanso e prazer a dois são escassos. A opção pelo retorno no uso de um método contraceptivo é mais uma dificuldade nesse contexto e, muitas vezes, acaba sendo adiada.
Segundo a especialista, quando as mulheres amamentam os bebês exclusivamente com leite materno, o corpo demora mais tempo para retomar a ovulação, apenas em 20% dos casos o cenário é diferente.
Mas isso não deve ser considerado motivo para descuido. Até porque quando o bebê ingere a fórmula do leite em pó ou outros alimentos além do leite materno, esse percentual aumenta. Por esse motivo, é importante manter as consultas ao ginecologista em dia.
Mulher grávida pode amamentar?
A amamentação, embora não seja um método contraceptivo garantido, dificulta uma gestação. Isto porque, enquanto as mulheres estão amamentando, o corpo libera um hormônio – a prolactina – que inibe a ação dos ovários.
Neste caso, muitas mulheres ficam em dúvida se a amamentação deve seguir ou não. Embora a demanda aumente, já que agora o corpo da mãe vai ser meio nutricional de dois – do bebê e do feto – o especialista explica que não sugere a suspensão do aleitamento. “Prefiro manter. Mas, na prática, é muito comum que esse bebê abandone o peito. Ele desmama naturalmente e algumas mães passam a se sentir culpadas”, comenta Dr. Alberto Jorge.
*Com informações da Bolsa de Mulher
Saiba mais:
http://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/542880/atriz-engravidou-com-a-filha-pequenininha-tem-risco-quanto-tempo-tem-que-esperar
http://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/542904/gravidez-no-pos-parto-e-comum-e-pode-ter-alguns-riscos-especialista-explica?utm_medium=BolsadeMulher&utm_campaign=Echobox&utm_source=Facebook&utm_term=Autofeed#link_time=1488411225
Comentários