Cabelos
Toda mulher gosta de ficar com os cabelos bonitos, mas será que ela sabe como cuidar deles?
*Por Juliana Ribas
Aparar as pontas faz o cabelo crescer? Dar luzes ou pintar muda os fios? Essas e outras perguntas enchem a cabeça das mulheres de dúvidas. Elas ficam entre deixar os cabelos bonitos e saber cuidar deles.
Entrevistamos a dermatologista da Sonnar, Simone Moreno, que falou destacou mitos e verdades sobre os cabelos.
Sonnar - Existem alimentos específicos que ajudam a deixar os cabelos mais bonitos?
Simone Moreno: A alimentação rica em ferro, zinco, aminoácidos, principalmente a cisteína e vitaminas complexo B. Alimentação com folhas verdes - quanto mais verdes, mais ferro têm -feijão, carne - principalmente o fígado – faz bem ao cabelo.
Conheça mais alimentos ricos nesses nutrientes:
- Ferro: Grão de Bico, Beterraba, Cominho, Soja, Lentilhas, Espinafre Cozido, Sementes de Gergelim, Pão de Cevada, salsa, agrião, ervilha cozida.
- Zinco: Feijão, Frango, Iogurte, Castanha de Caju, Leite, Amêndoas, Amendoins, Queijo Cheddar, Espinafre, Camarão, Sementes de Linhaça, Chocolate Amargo.
- Vitamina B: peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.
Sonnar - Quais os fatores mais comuns que provocam a queda dos cabelos?
Simone Moreno: Existem três fatores:
- Nutricional, que é a deficiência desses nutrientes acima citados.
- Estresse: ligado às emoções
- Químicas aplicadas nos cabelos, que é o principal fator hoje em dia.
Sonnar -Aparar os cabelos faz com que eles cresçam mais rápido e parar de cair?
Simone Moreno: Não. Só em alguns casos, quando o cabelo é muito longo, que está tendo uma queda significativa, o tamanho pode ser diminuído, porque o cabelo pesa mais e acaba soltando mais fios, mas não que aparar faça aumentar o crescimento ou diminuir a queda. Não vale para todos, isso só quando o cabelo for muito pesado, a gente pede para aparar um pouco.
Sonnar - Pintar o cabelo ou dar luzes interfere em todo o cabelo ou só nas camadas?
Simone Moreno: Aí depende da aplicação. Se for realmente aplicado só nos fios, então prejudica só eles, mas se chegar ao couro cabeludo, aí atinge a raiz. A tintura é difícil não atingir, porque, na verdade, ela serve mais para cobrir os brancos, então tem que ser aplicada na raiz. A principal complicação das tinturas são as dermatites de contato, que é a alergia causada por ela, justamente porque chega à pele, que é o couro cabeludo.
Sonnar - Qual o intervalo ideal para que sejam reaplicadas as químicas?
Simone Moreno: Depende. Na verdade, toda química tem um período de durabilidade. As tinturas permanentes, uma vez aplicadas, ficam no fio até que ele cresça e se renove. Existem os semipermanentes que são os tonalizantes, que duram em média de 12 lavagens mais ou menos e existem os temporários, que saem de um dia para o outro. A reaplicação vai depender do que a pessoa usa. Em geral, a química e o alisante, devem ser reaplicados com, no mínimo, seis meses.
Sonnar - Mulheres brasileiras e cabelos lisos
Simone Moreno: Os cabelos lisos viraram modismo. Hoje em dia, até quem não precisa acaba fazendo aplicação de química com formol. Às vezes uma pessoa tem o cabelo um pouco ondulado e usa o formol porque quer o cabelo extremamente liso. E o formol produz um efeito no cabelo como se fosse uma maçã do amor. Você aplica o formol, o cabelo por fora fica lindo, lisinho, brilhante, e por dentro ele está todo deteriorado.
Sonnar - O fio muda depois da aplicação deste tipo de química?
Simone Moreno: Ele muda totalmente. Nosso cabelo, o fio, é dividido em três partes. Por fora vem a cutícula, mais por dentro o córtex-queratina, e a parte mais impermeável a medula. As químicas só não atingem a medula, mas elas abrem a cutícula e penetram na queratina, que é a principal parte do fio do cabelo. Ela tem ligações de selênio, que são pontes que dá o formato do nosso fio, se ele vai ser liso, ondulado, etc. Então quando você aplica a química, ela mexe nessas pontes de selênio, molda novamente, tanto como se quiser alisar ou deixar encaracolado (casos dos permanentes de antigamente), então mudam essas pontes e depois passa um produto para deixar essas pontes neste novo formato. Então, com a aplicação desta química, você muda totalmente a estrutura do fio.
*Simone Moreno é graduada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis - RJ.
Atende na Sonnar nas sextas, à tarde.
Comentários