Meningite e Encefalite Herpética
Entenda as doenças que mataram o filho da cantora gospel Eyshila. A triste história do Matheus, de apenas 17 anos, sensibilizou muita gente
Matheus Oliveira, o filho da cantora gospel Eyshila, faleceu na última terça-feira (14) aos 17 anos de idade. O jovem ficou seis dias internado no Hospital Samaritano na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro inicialmente com um quadro de meningite viral. Durante a internação, Matheus também foi diagnosticado com encefalite herpética e acabou não resistindo às doenças.
O triste caso de Matheus gerou muitas dúvidas sobre meningite e encefalite herpética. A seguir, vamos esclarecer as principais questões sobre estas doenças.
Tanto a meningite quanto a encefalite são doenças em que um agente causa inflamações no cérebro, no caso de Matheus foi o vírus da herpes que se instalou tanto nas membranas que envolvem o cérebro, causando a meningite, quanto no sistema nervoso central, causando a encefalite herpética.
A meningite é uma doença grave, porém as chances de recuperação sem sequelas são altas e seus sintomas geralmente envolvem apenas febre alta, fortes dores de cabeça, náusea e vômitos e confusão mental.
Já a encefalite herpética é uma doença extremamente grave. "O indivíduo pode apresentar convulsões, entrar em coma e as chances de morte são altas. Nos casos em que a pessoa sobrevive ela provavelmente fica com muito sequelas", explica o pediatra Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Os sintomas iniciais da encefalite herpética são sonolência, convulsões e alteração da força muscular, diante desse quadro é essencial ir ao hospital.
O tratamento da encefalite herpética e da meningite depende do agente que está causando estes problemas, mas ele sempre é realizado com medicamentos aplicados na veia. No caso de Matheus foi realizada uma cirurgia, mas para o tratamento de uma complicação da doença. "Algumas complicações da encefalite podem levar à necessidade de uma cirurgia", explica Marco Aurélio Sáfadi.
Prevenção da meningite e encefalite
Infelizmente, não há como prevenir a meningite e a encefalite em decorrência do vírus da herpes. "Não existem vacinas contra o herpes e não há hábitos que possam evitar este vírus", conta Marco Aurélio Sáfadi.
Ocorre que na maioria esmagadora dos casos, quando a pessoa contrai o vírus da herpes, ele se manifesta nos lábios ou em outras regiões que não apresentam maiores riscos para a saúde. Casos como o de Matheus realmente são muito raros.
Fonte: minhavida.com.br
Comentários