H1N1
Vitória da Conquista tem 1º caso de H1N1 confirmado. Vacinação na cidade será antecipada para o dia 18 de abril. Saiba quais os sintomas e como se prevenir da doença.
A Prefeitura de Vitória da Conquista confirmou ao G1, nesta terça-feira (12), a ocorrência do primeiro caso confirmado da gripe H1N1 na cidade. Segundo informações da assessoria da prefeitura, um exame comprovou que o paciente foi infectado pelo vírus. O resultado saiu na segunda-feira (11). Só neste ano, já foram notificados 20 casos suspeitos de H1N1 em Conquista. Destes, 8 foram investigados, 5 tiveram o resultado do exame negativo, um inconclusivo, e este (um) foi confirmado.
A morte de uma jovem de 23 anos com sintomas da gripe H1N1, em Vitória da Conquista, também está sendo investigada, aguardando o resultado do laudo/exame. A Secretaria da Saúde de Vitória da Conquista vai seguir a orientação da Secretaria Estadual da Saúde de antecipar o início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para a próxima segunda-feira (18).
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Como se prevenir
Para prevenir a contaminação pela gripe suína, assim como para evitar passar a doença para outras pessoas, deve-se tomar os seguintes cuidados:
- Tomar as vacinas para gripe em épocas de campanha; 💉
- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, principalmente ao usar o banheiro ou após chegar em casa; 👐
- Tenha sempre à mão um frasco de álcool 70% em gel; - Mantenha os ambientes ventilados;
- Evite aglomerações;
- Cobrir a mão e o nariz com um lenço (preferencialmente descartável) ao espirrar e tossir; - Evitar pegar nos olhos, na boca ou nariz ao longo do dia;
- Evitar o contato com pessoas com sintomas de gripe;
- Limpar objetos como brinquedos, bancadas, maçanetas de portas, telefones e utensílios de cozinha com água e sabão ou desinfetantes;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos e talheres;
- Mantenha uma dieta saudável;
- Em caso de presença de sintomas, evitar o contato com outras pessoas até 24 horas depois de a febre melhorar.
10 Sintomas da Gripe H1N1
Os sintomas da gripe H1N1 são muito semelhantes aos da gripe comum, mas surgem de forma repentina e com maior intensidade, podendo aparecer febre alta, forte dor de cabeça e dificuldade para respirar.
Esta gripe é transmitida pelo contato com pessoas doentes, mas pode causar complicações como pneumonia se não for tratada adequadamente, por isso em caso de suspeita deve-se ir ao médico para saber como tratar e evitar transmitir a doença para outras pessoas.
Os 10 sintomas mais importantes que esta gripe pode provocar, e que diferenciam esta doenças da gripe comum, são:
- Febre repentina que supera os 38° C;
- Tosse intensa;
- Dor de cabeça constante;
- Dor nas articulações e nos músculos;
- Falta de apetite;
- Calafrios frequentes;
- Nariz entupido, espirros e falta de ar;
- Náuseas e vômitos
- Diarreia;
- Mal estar geral. (Fonte: Tua Saúde)
Comentários