Dor de Cabeça
Entenda por que muitas mulheres sentem dor de cabeça durante o ciclo menstrual
Alguns dias antes do início da menstruação você começa sentir um enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho. O que muitas mulheres não sabem é que esses sintomas são uma consequência de uma enxaqueca catamenial – dor de cabeça que ocorre durante o ciclo menstrual. A enxaqueca faz mais vítimas no sexo feminino: atingindo 16 em cada 100 mulheres – contra quatro em cada 100 homens. A boa notícia é que existem tratamentos para essa enxaqueca.
Segundo a Dra. Erica Mantelli, os culpados por esse incômodo são o estrógeno e a progesterona que são os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual. Esses hormônios sofrem uma oscilação durante a menstruação e por conta do baixo nível de estrógeno no sangue ocorre a enxaqueca catamenial.
A enxaqueca catamenial – hoje é chamada também apenas por enxaqueca menstrual a dor de cabeça que só ocorre no período menstrual – só ocorre em decorrência da falta de estrogênio que é o hormônio feminino que tem uma diminuição fisiológica (normal), para que a mulher possa menstruar.
O estrógeno tem a finalidade de controlar os níveis cerebrais de serotonina – hormônio do bem estar. A partir do momento que o estrógeno cai, os níveis de serotonina diminuem. A redução desse hormônio causa o aumento de uma substância no organismo que provoca a vasodilatação que é uma das responsáveis pelas causas da enxaqueca. No período menstrual, a enxaqueca pode ser acompanhada de cólicas menstruais, dores nas mamas, oscilações do humor.
As mulheres que tomam pílula anticoncepcional não estão livres da enxaqueca. Durante a pausa do medicamento ocorre uma diminuição do estrógeno, o que contribui para o surgimento da dor. Em alguns casos, as mulheres necessitam trocar a pílula anticoncepcional na tentativa de evitar a enxaqueca.
Outras alternativas para melhorar a enxaqueca, além de medicamentos, incluem, realizar atividade física, acupuntura, fisioterapia, massagem, sessões de relaxamento e manter dieta balanceada e hidratação adequada. Alguns fatores podem ser causas das dores de cabeça como estresse e ansiedade por diminuir o nível de serotonina e os distúrbios alimentares, a mulher pode ter dor de cabeça relacionada com alguns alimentos (café, chocolate, coca-cola, fritura, chás).
A mulher deve tentar identificar quais são os fatores que leva a ter a dor de cabeça e evitar. Não deixe de consultar um médico para que ela seja diagnosticada e tratada o quanto antes.
Publicado em Blog, Saúde da Mulher Erica Mantelli
Comentários