Desintoxicação Alimentar
Você andou passando dos limites e comendo mais do que o habituado? Nada melhor do que fazer uma desintoxicação alimentar, que além de ser importante para a saúde, ainda auxilia na perda de peso.
Desintoxicação Alimentar
O que é e como fazer
Você andou passando dos limites e comendo mais do que o habituado? E o pior, pratos que não está acostumado? Nada melhor do que fazer uma desintoxicação alimentar. Além de ser muito importante para a saúde, ainda auxilia na perda de peso. Conversamos com o nutricionista da Sonnar, Renato Marques, para nos auxiliar com a desintoxicação alimentar.
Sonnar: Por que precisamos liberar as toxinas do nosso organismo? Renato Marques: As toxinas causam prisão de ventre e redução da atividade do fígado e dos rins. Se a pessoa não tem, pelo menos, uma evacuação por dia, está a caminhar na direção de várias doenças.
Sonnar: Por que surgem toxinas no organismo? Renato: Devido à má alimentação e estresse, muitas pessoas têm o intestino cheio de resíduos tóxicos. As toxinas surgem também através do uso de drogas ou de certos medicamentos, exposição ao meio ambiente, fumos e outros poluentes que inalamos. Internamente, as gorduras, em especial as oxigenadas, ricas em colesterol ou radicais livres e outras moléculas também atuam como toxinas, dificultando a digestão, Por isso, precisamos desintoxicar o nosso organismo.
Sonnar: Como é feita esta limpeza intestinal ou desintoxicação dos intestinos? Renato: Através de uma boa alimentação, seguindo alguns exemplos: - Evitar alimentos processos e industrializados; - Evitar refeições rápidas (fast foods), pois são ricas em sal, produtos químicos aditivos, conservantes, adoçantes e corantes. - Ingerir alimentos ricos em água, como melancia, melão, alface, pepino, ao longo do dia. - Ingerir alimentos ricos em fibras, farinha de trigo, macarrão e arroz integrais. - Brócolis é uma boa fonte de antioxidante, que evita a formação dos radicais livres e diminui os efeitos do envelhecimento. - Chá de hibisco e chá verde, pois aceleram o processo de desintoxicação e metabolismo e, de quebra, ainda potencializa queima de gordura. - Frutas Cítricas: as melhores são acerola, kiwi, limão e laranja. Elas, por meio de um composto chamado de limonoide, fazem com que o fígado libere mais toxinas do organismo. - Frutas e Legumes Frescos. O ideal é que, pelo menos, 50% do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e água. - Gengibre. Ele estimula digestão, alivia a constipação intestinal e acelera o metabolismo, além de ser rico em fibras que, por sua vez, melhora a digestão. - Hortelã: é uma erva rica em várias vitaminas, tais como as vitaminas A, B e C. Além dos minerais, como cálcio, fósforo, ferro e potássio, que exercem ação tônica e estimulantes sobre o aparelho digestivo, e podem ser utilizadas em forma de chá. - Beber água purificada, pois ela ajuda a melhorar a remoção e promove o processo de limpeza.
Lembre-se! Nós somos o que comemos, e é muito importante comer alimentos que limpam o intestino para poder reduzir o risco de problemas de saúde e restaurar os movimentos intestinais, que são a base da nossa saúde. Quando entendermos o que uma correta eliminação de toxinas no intestino podem fazer por nossa saúde, nunca mais subestimamos o valor de uma limpeza intestinal.
Comentários