Dezembro Laranja
A campanha visa à diminuição de casos do câncer de pele. A dermatologista da Sonnar, Danielly Amaral, fala sobre a campanha e dá dicas de proteção.
O Verão já chegou, e para curtir a estação é preciso muito cuidado. Pensando assim, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou o Dezembro Laranja, que alerta a sociedade para a prevenção do câncer de pele. Entrevistamos a dermatologista da Sonnar, Danielly Amaral, para falar mais um pouco sobre a campanha e dar dicas de proteção.
Dezembro Laranja
Danielly Amaral: O câncer de pele é o mais prevalente no Brasil. Em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou uma campanha contra o câncer de pele, que é o Dezembro Laranja, que visa alertar a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Ano passado a campanha obteve um ótimo resultado, alertando a população sobre o diagnóstico precoce, a prevenção do câncer. Este ano, espera-se também alcançar muitas pessoas com a campanha durante todo o mês de dezembro
Cuidados necessários com a pele para a pessoa curtir tranquilo o verão
Danielly Amaral: A exposição solar intensa está relacionada a todos os carcinomas da pele. Para evitar o câncer de pele, é preciso: - Evitar a exposição excessiva; - Usar chapéu, camisetas; - O protetor solar deve ser aplicado (30 minutos antes de se expor ao sol) diariamente, a cada 3 horas. Ele deve conter proteção UVA e UVB e o fator de proteção deve ser, no mínimo, 30. - Deve-se observar periodicamente a pele à procura de pintas ou feridas suspeitas.
Horários de exposição ao sol
Danielly Amaral: A radiação solar está aumentando cada vez mais, e os horários mais críticos são entre 10h e 16h, que a radiação VB é maior. Então, deve-se evitar principalmente a exposição nesses horários.
Sinais de alerta que devem levar as pessoas a procurar um dermatologista
Danielly Amaral: Existem três tipos de câncer de pele, que é o carcinoma baso celular, espino celular e o melanoma. O Baso celular se apresenta na forma de pápulas vermelhas, brilhosas, geralmente com uma crosta central, que sangram com facilidade. Aparece basicamente em áreas expostas ao sol, como face, orelhas, pescoço e braços. O carcinoma espino celular, que é o segundo mais frequente aparece na forma de machucados ou feridas espessas, com descamação, que não cicatrizam, e sangram com facilidade. O melanoma é o menos prevalente, porém, mais agressivo, pode aparecer em qualquer área do corpo, geralmente se apresenta na forma de pintas enegrecidas, que mudam de formato, de cor e aumentam de tamanho rapidamente. Então deve-se estar sempre atento para feridas ou algum caroço que não cicatrizam e também pintas que estão crescendo rapidamente e mudando de cor.
Comentários