Palestra em Genética
A Clínica Sonnar promove nesta quarta-feira, a palestra "A Genética na Ginecologia/Obstetrícia", com a Doutora em Medicina e Saúde com Pesquisa em Genética, Betania Toralles. O evento será realizado no auditório do IBR Hospital, às 19h do dia 18 de novembro. É gratuito e aberto aos estudantes e profissionais da área de saúde.
A Clínica Sonnar promove nesta quarta-feira, a palestra "A Genética na Ginecologia/Obstetrícia", com a Doutora em Medicina e Saúde com Pesquisa em Genética, Betania Toralles.
O evento será realizado no auditório do IBR Hospital, às 19h do dia 18 de novembro. É gratuito e aberto aos estudantes e profissionais da área de saúde.
A IMPORTÂNCIA ATUAL DA GENÉTICA MÉDICA NA PRÁTICA CLÍNICA
O que estava atrelado à área da pesquisa, adentra atualmente às práticas clínicas. “A Genética vem desempenhando papel de importância crescente na prática da Medicina Clínica. Outrora confinada a condições raras, a Genética Médica tornou-se um componente central no entendimento da maioria das doenças”, aponta a doutora em Genética, Betania Toralles*.
E como acontece esta intervenção? Segundo ela, todos os componentes do corpo humano são influenciados por genes, por isso, através da genética, há uma melhor compreensão do processo de doença, que em muitos casos, pode levar a uma real prevenção do distúrbio e ao tratamento efetivo. “Prevenção e tratamento efetivo estão entre os maiores objetivos da medicina”, destaca.
“A consulta genética começa com o diagnóstico, envolve a comunicação de prognósticos, tratamento, determinações de riscos de recorrência e opções de como lidar com esses riscos”, pontua Toralles. Além disso, o acúmulo de dados de história familiar e a interpretação de informações da herança genética de determinada característica dos indivíduos, são importantes na formulação de resposta sobre os riscos para a família. A interpretação objetiva dos resultados é essencial para a conclusão diagnóstica.
“A Genética Médica transformou-se em uma especialidade indispensável, que evoluiu da clínica observacional para uma interface clínico-laboratorial sofisticada, capaz de realizar diagnósticos e aconselhamentos e, em um breve futuro, tratamentos personalizados”, conclui a médica.
*BETANIA TORALLES é
- Doutora em Genética Médica
- Especialista em Endocrinologia Pediátrica.
Primeira Endocrinologista Pediátrica da Bahia e docente em Genética Médica.
INDICAÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO OU ACONSELHAMENTO GENÉTICO
As indicações para acompanhamento ou aconselhamento genético são várias: recém-nascidos com malformações congênitas; história familiar de condição hereditária ou de filho anterior com malformações congênitas; casais com abortamento de repetição; consanguinidade; infertilidade; crianças com atraso do desenvolvimento; teste de suscetibilidade para distúrbios de manifestação tardia (antes de o paciente fazer um teste genético e após receber os resultados); acompanhamento de teste positivo em neonato, como na PKU; teste de triagem de heterozigoto ou diagnóstico pré-natal. Além de outros. (Fonte:http://www.anuariodesaude.com.br)
Comentários