Comida Típica Saudável
Para não ganhar tanto peso, o segredo é equilibrar o cardápio: "É preciso aprender a equilibrar a alimentação, optando por alimentos saudáveis, o que é possível mesmo em comidas com cara de festa. Lembre-se: moderação sempre", explica o nutricionista Renato Marques.
Sonnar: O que fazer para não ganhar tanto peso nesta época?
Renato Marques: O açúcar presente em todos os doces é um carboidrato de absorção rápida. Ele aumenta o nível de glicose no sangue, e seu excesso sobrecarrega o metabolismo, ou seja, a pessoa tende a engordar. Já o leite, usado na canjica, por exemplo, é rico em gorduras e proteínas, por ser um alimento de origem animal. Faz aumentar o LDL, o colesterol ruim. Por outro lado, é a melhor fonte de cálcio, além de ter vitamina B12, essencial para evitar a anemia. Nos dois casos, a substituição de ingredientes é possível. No lugar do açúcar, é possível utilizar o adoçante, que tem menos calorias. Outra opção para quem quer evitar o aumento de peso é usar o leite desnatado, em vez do integral. A quantidade de gordura cai, mas as propriedades benéficas permanecem no leite desnatado.
Sonnar: Existem opções para um cardápio mais fit?
Renato Marques: Festa junina é sinônimo de pecado contra a dieta, certo? Em partes. De fato, se você pensar em alimentos como pamonha, pé-de-moleque e amendoim, desanimará totalmente do cardápio junino. Entretanto, o clima frio e todo o resto do ano podem sim ser recheados com alguns alimentos típicos da comida roceira das festas de São João - e que vão dar um tom diferente a seu cardápio trivial. Com as escolhas corretas, as comidas de festa junina não significarão quilos a mais. É preciso aprender a equilibrar a alimentação, optando por alimentos saudáveis, o que é possível mesmo em comidas com cara de festa.
O milho vai tanto assado na espiga com manteiga, quanto em várias receitas de doces juninos. O milho cozido é a versão mais saudável, que deve ser consumido sem muito sal e com moderação na manteiga ou margarina. Lembrando que o milho cozido é uma boa fonte de energia, contendo 100kcal por 100g do alimento - e a manteiga, em apenas uma colher de sopa é capaz de dobrar essa quantidade de calorias. Há também o irresistível bolo de milho, que possui uma versão light, com apenas 80kcal por porção. E lembre-se: moderação sempre. Aproveite a festa e dance bastante!
Renato Marques atende na Sonnar às Quartas (Tarde).
Mestrando em Ciência do Disporto e Saúde pela UTAD-Portugal;
Especialista em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade UNI CSU – São Paulo;
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNI FMU São Paulo; Graduado em Educação Física pela UNIV CATA SSA.
Comentários