Melanoma Acral
Bahia é o lugar com maior índice deste tipo de câncer em todo o mundo
Melanoma Acral
Bahia é o lugar com maior incidência deste tipo de câncer em todo o mundo
A Bahia é o lugar com maior incidência de melanoma acral – câncer que se desenvolve na planta do pé – em todo o mundo. De acordo com o jornal A Tarde, a informação foi divulgada pelo dermatologista Paulo Barbosa, que presidiu o VI Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, nesta semana, em Costa do Sauípe- BA. Só na capital baiana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 1.254 casos da doença entre 2008 e 2015. Ainda segundo A Tarde, já foram diagnosticados 24 casos da doença somente neste ano; e em 2014, 304, o maior número em sete anos.
Quando ocorre, tende a ser diagnosticado em fases mais invasivas que os demais melanomas e com pior prognóstico. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerado o mais agressivo entre os melanomas. O melanoma lentiginoso acral é a forma menos comum de melanoma. Ele geralmente ocorre nas palmas, solas ou embaixo das unhas e é mais comum em pessoas não-brancas, frequentemente a partir dos 70 anos, independente do sexo. A exemplo de outros países, há uma preocupação nacional com a prevenção dos melanomas e a excessiva exposição solar. Entretanto, como já amplamente divulgado na imprensa, nossa população miscigenada tem fortes traços étnicos africanos e asiáticos. Junto ao excesso à exposição solar, pode haver o aumento de melanoma acral, como já se tem visto em nosso estado.
Causas
Se notar alguma mancha ou algo anormal nos pés, ou mãos, procure um dermatologista. Na Sonnar, atendemos esta especialidade. ;)
*Com informações de Bahia Notícias, Site Minha Vida e do Boletim Informativo do GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma) – ANO XV – No 63
Comentários