Visita ao ginecologista
Quando levar minha filha ao ginecologista pela primeira vez?
Visita ao ginecologista
Quando levar minha filha ao ginecologista pela primeira vez?
Um dos maiores desafios para os pais é falar com os filhos sobre sexo e, principalmente no caso das meninas, abordar o tema saúde íntima. A primeira consulta ao ginecologista pode ajudar, e muito, a esclarecer dúvidas das meninas sem nenhum erro. Mas existe a hora certa de levá-la a esse médico. Aprenda a identificar o melhor momento.
Primeira vez no ginecologista: melhor momento para ir à consulta
O ginecologista e obstetra Edilson Ogeda, do Hospital Samaritano, de São Paulo, explica que o ideal é levar a menina quando ocorrer sua primeira menstruação, mas outros fatores podem indicar a necessidade da consulta antes disso. “Quando houver qualquer problema ou desconforto, como corrimentos genitais ou dores pélvicas, é necessário ir ao ginecologista”, conta. Caso a menina tenha os primeiros sinais de amadurecimento sexual muito cedo ou demore a tê-los, também é indicado ir ao médico. Fique atenta ao crescimento dos seios e o aparecimento de pelos pubianos. O normal é que isso aconteça entre os 8 e os 14 anos.
Também é importante que a visita ocorra antes da primeira relação sexual. Assim, além de estar bem orientada em relação aos métodos contraceptivos que poderá usar, ela entenderá como funciona essa parte do corpo, que começa a “despertar” nessa fase, e estará preparada para as novas sensações que surgirão.
Na primeira consulta, oriente a menina a tirar todas as dúvidas, por mais absurdas que pareçam. Perguntar sobre ciclo menstrual e métodos anticoncepcionais, por exemplo, é importante para que a menina entenda realmente o funcionamento de seu corpo nessa nova fase.
Outro ponto importante é escolher um profissional de qualidade, para que a menina tenha o melhor acompanhamento possível. A Sonnar dispõe de excelentes profissionais em ginecologia, além de uma infraestrutura que garantirá a você e à sua família não só a qualidade que ela merece, mas todo o conforto de que precisa.
Vacina contra HPV
Além de ser gratuita para meninas entre 09 e 11 anos, a vacina contra HPV é mais efetiva se administrada nessa faixa etária, quando a menina ainda não iniciou a vida sexual e não teve, portanto, contato com o vírus. Esse também é um ótimo motivo para conversar com o ginecologista sobre a possibilidade de vacinar sua filha.
A vacina contra HPV visa contribuir para a redução da incidência e da mortalidade e prevenir o câncer do colo do útero, que é o terceiro tipo mais frequente em mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil.
Fonte: Bolsa de Mulher, adaptado.
Comentários