10 dicas
Veja como ensinar a criança a comer bem. E vale tudo: desde esconder as verduras até o bom e velho aviãozinho.
10 dicas
Veja como ensinar a criança a comer bem. E vale tudo: desde esconder as verduras até o bom e velho aviãozinho
A hora das refeições é, em muitos casos, praticamente uma missão impossível. Daí vale mãe, avó, pai e até papagaio na equipe para tentar fazer com que as crianças se alimentem de maneira saudável e encarem as temíveis ervilhas e cenouras.
E vale tudo: desde esconder as verduras até o bom e velho aviãozinho.
Porém, acredita-se que a pressão dos pais só atrapalha na hora das crianças optarem por uma fruta ou legume. A criança precisa criar o hábito de comer alimentos saudáveis e isso não vai acontecer se ela for pressionada.
Confira 10 dias para ensinar seu filho a comer bem:
1 – Bater diversas verduras e legumes num liquidificador e fazer uma pasta sem gosto definido, sem dúvidas, não é a melhor maneira de fazer seu filho se interessar por comida saudável. A criança precisa entrar em contato direto com diferentes ingredientes e precisa definir o sabor de cada uma delas. Na hora de fazer uma sopa, escolha um sabor predominante, como a mandioquinha, por exemplo.
2 – Coloque legumes cortados bem fininhos em recheios de panquecas, no omelete, hambúrgueres caseiros e almondegas. Esses pratos tem fácil adesão das crianças e elas, automaticamente, estarão se alimentando de forma saudável.
3 – O yakissoba é uma boa opção. Isso porque o macarrão japonês feito com carne, frango e legumes é uma mistura bem completa. Lembre-se que não é preciso comprar nada industrializado, porque para fazer um bom yakissoba basta misturar massa longa, os legumes que tiver à mão, carne, frango e shoyu.
4 – Comidas que as crianças conseguem pegar com as mãos é uma ótima ideia para incrementar certos legumes e verduras na dieta do seu filho. Sirva cenoura baby, tomate-cereja, espiga de milho, etc.
5 – Legumes cozidos demais são sem graça para qualquer idade. Procure deixa-los crocantes, assim eles ficam bem mais gostosos e coloridos.
6 – A salada tem tudo para ficar mais atraente para o paladar dos pequenos. Espalhe croutons, batata palha ou ovos cozidos pelas folhas.
7 – Decore os alimentos de forma divertida, como, por exemplo, fazer desenhos em cima do purê de batata. Outra dica é colocar folhas de brócolis japonês no meio de pastas. Vale lembrar que brincar com apresentações dos pratos não é esconder os alimentos. A criança precisa saber que o pepino é pepino e a abobrinha é abobrinha.
8 – Entenda que, assim como você, seus filhos também não são obrigados a gostar de comer tudo. Caso ele não goste de cenoura, por exemplo, ofereça outros alimentos que forneçam vitamina A, como a abóbora.
9 – Leve seus filhos para a cozinha e deixe com que eles ajudem na preparação do almoço ou do jantar. Eles ficarão felizes por terem preparado a própria comida e com certeza vão querer provar. Isso fará com que eles sintam prazer em comer bem.
10 – Não force a criança a comer. A alimentação é algo instintivo e é o organismo quem determina a quantidade de energia necessária para o dia-a-dia. É compreensível o desespero dos pais quando o filho não quer comer, mas espere: uma hora ele vai sentir fome.
Fonte: Universo Jatobá
Comentários