Artigo
Monalisa Ferraz, mastologista da Sonnar fala sobre o movimento Outubro Rosa e o câncer de mama.
ARTIGO
Monalisa Ferraz, mastologista da Sonnar fala sobre o movimento Outubro Rosa e o câncer de mama
O movimento popular Outubro Rosa tem sua importância por evidenciar uma patologia que atinge milhares de mulheres em todo o mundo. É um movimento mundialmente conhecido e amplamente divulgado no Brasil pelo fato do câncer de mama ser um problema de saúde pública.
O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres brasileiras (três vezes mais frequente do que o câncer de colo do útero) e o segundo mais frequente no mundo (ficando atrás somente do câncer de pulmão). Infelizmente no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
O câncer quando ainda está confinado na mama, ou seja, não atingiu outros órgãos do corpo, tem uma probabilidade alta de cura, por isso a importância de se chamar atenção para a prevenção dessa patologia. Muitas vezes o nódulo pode ser impalpável, a mulher não sente se tocando, mas aparece nos exames de imagem.
Para se prevenir basta procurar um médico especialista (mastologista) para realizar o exame clínico e solicitar uma mamografia anualmente a partir dos 40 anos que, algumas vezes, poderá ser complementada pela ultrassonografia. Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama, porém a sua realização é importante para que a mulher conheça o seu corpo e perceba caso alguma alteração ocorra em um intervalo de tempo menor de um ano (época que deveria retornar ao médico especialista).
Comentários