Diabetes na Família
Menopausa aumenta as chances de desenvolver diabetes.
Um estudo conduzido na Europa pelo grupo EPIC (Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição) acompanhou durante 11 anos cerca de 3.700 mulheres depois da menopausa que haviam desenvolvido o diabetes mellitus. Ao comparar seus resultados com outras 4.400 mulheres na menopausa, mas que não desenvolveram a doença, os pesquisadores confirmaram as suspeitas de que existe uma relação entre menopausa e diabetes.
Foram pesquisadas mulheres em oito países europeus:
-
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Itália"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Espanha"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Reino Unido"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Holanda"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="França"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Alemanha"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Suécia"][/caption]
[caption id="" align="alignnone" width="113" caption="Dinamarca"][/caption]
Os pesquisadores ajustaram seus dados para neutralizar a influência de fatores de risco como idade, índice de massa corpórea, nível socioeconômico, consumo de álcool e realização de atividades físicas, que poderiam influenciar os resultados
Ainda assim, descobriram que as mulheres que entraram na menopausa antes dos 40 anos apresentaram um risco 32% mais alto de desenvolver o diabetes em relação àquelas que deixaram de menstruar entre os 50 e 55 anos. O uso de anticoncepcionais orais e a terapia de reposição hormonal com estrógenos não fizeram diferença para os resultados do estudo.
Desse modo, ao analisar a idade da menopausa em uma linha contínua no tempo, para cada ano em que a menopausa aconteceu antes dos 50, o risco de desenvolver diabetes aumentou em 8%. Desse modo, mulheres que entraram mais cedo na menopausa apresentaram maior chance de desenvolver a doença, e quanto mais cedo, maior a probabilidade.
É preciso notar que o diabetes nas mulheres também pode ser anterior à menopausa, gerado por outros fatores conhecidos. Além disso, a idade da última menstruação pode ser antecipada por diversos problemas. Mas isso não invalida a grande conclusão do estudo de que a menopausa pode ser considerada um estado diabetogênico, ou seja: ao entrar nessa fase da vida, para todas as mulheres aumentam as chances de desenvolver a doença. Assim, na pós-menopausa é preciso redobrar os cuidados com alimentação e acompanhamento médico, de forma a garantir um envelhecimento saudável.
Fonte: ALAD: MENDIVIL, C.O. ¿Cuál es el vínculo entre la edad de aparición de la menopausia y el riesgo de diabetes? Revista de la Asociación Latinoamericana de Diabetes, v.03, nº1, março de 2013. Disponível em: http://issuu.com/alad-diabetes/docs/revista_de_la_alad. Acesso em: 03 de junho de 2013.
Fonte: Portal Diabetes
Comentários