Relatório sobre o câncer
Documento divulgado pela OMS mostra que a incidência de câncer vai aumentar.
A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta segunda-feira (3) um amplo relatório sobre o câncer. Atualmente, por ano, aparecem 14 milhões de casos, mas esse número deve aumentar, segundo os pesquisadores.
O relatório mostra que a incidência de câncer vai aumentar principalmente nos países em desenvolvimento, por causa do crescimento da população e de mudanças no estilo de vida. Nas próximas décadas, o número de novos casos por ano deve chegar a 22 milhões por ano no mundo.
No caso do Brasil, os cientistas elogiam os avanços no combate ao fumo e também à popularização das vacinas contra a hepatite B e o HPV, que podem provocar câncer, mas há motivos de preocupação. Um deles é o aumento da obesidade, que está relacionado a alguns tipos de tumor como o de esôfago. Outro problema é o excesso de exposição ao sol, que causa câncer de pele.
A OMS reconhece que é comum, num país tropical, que as pessoas se exponham mais ao sol, mas recomendam o uso de filtro e que a praia seja evitada nos horários mais quentes.
Os cientistas reconhecem que ainda falta muito para se encontrar uma cura definitiva para o câncer. Por isso, é importante prevenir. Segundo eles, 50% dos casos estão relacionados ao estilo de vida e a questões ambientais, como a poluição, e isso pode ser evitado.
Outra medida importante é fazer o diagnóstico precoce. Vários tipos de câncer, como o de mama, o de próstata e o de pele podem ser curados quando descobertos bem cedo. Por isso, ninguém deve ter constrangimento ou receio de procurar um médico e fazer os exames necessários.
Na Sonnar você pode realizar diferentes tipos de exames para diagnóstico e prevenção do câncer. A marcação poderá ser feita no telefone (77)2101-8600.
Fonte: Jornal Hoje
Comentários