Alimentação de inverno
Cuidados com a alimentação são sempre importantes, independentes da época do ano.
Como a chegada do inverno, o corpo fica menos exposto e é comum as pessoas trocarem a prática de exercícios e a dieta equilibrada pelo edredom, um bom filme e todas as delícias típicas da estação como fondue, queijos, vinhos, chocolate quente e doces. O resultado é o ganho de peso e um desequilíbrio do organismo. Para a nutricionista do Sonnar, Sandra Mara Alves, é possível aproveitar a estação e manter o corpo e a saúde em forma. “Como o corpo gasta mais energia produzindo calor, se mantivéssemos a mesma quantidade de calorias nas refeições até emagreceríamos” esclarece.
Confira as dicas da profissional e aproveite tudo o que o inverno oferece de bom.
Sonar - No inverno pensamos logo em alimentos calóricos como massas e chocolates. O que é mais indicado para manter uma dieta saudável e não calórica?
Sandra Mara - Os cuidados com a alimentação são sempre importantes, independentes da época do ano e, em alguns casos, as restrições devem ser seguidas com grande afinco para garantir a saúde e bem-estar. Nessa época do ano, quando a temperatura cai, o apetite aumenta e resistir a alimentos calóricos é difícil.
Uma alternativa são as sopas de legumes e carne magra. Acrescente à sopa brócolis, couve e temperos naturais. Abuse de condimentos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Todos eles possuem propriedades termogênicas, ou seja, são capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante a refeição. No caso de hipertensos e diabéticos, por exemplo, os cuidados continuam os mesmos durante o inverno, dobrando a atenção para que os pratos mais gordurosos não afetem a regularidade da nutrição.
Sonnar - O consumo de bebidas alcoólicas também costuma aumentar com o frio? Esse hábito pode prejudicar a dieta?
Sandra Mara - No inverno fica difícil resistir a uma boa taça de vinho e em nossa região ainda lidamos com a tentação das bebidas juninas como o quentão e os licores. Mesmo assim, é preciso moderação. As bebidas alcoólicas quando consumidas em excesso podem fazer você adquirir alguns quilinhos a mais, porque não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias: um grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, quem quer emagrecer precisa tomar muito cuidado, deixando para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim em pouca quantidade.
Existem bebidas alcoólicas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Por ser um alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante. Algumas pesquisas sugerem uma taça de vinho tinto por dia, exceto para pessoas que tem patologias em que a bebida alcoólica é proibida ou em outros casos.
Uma boa pedida!
Sopa de abóbora
Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
1 kg de abóbora madura
½ peito de frango
2 litros de água
Sal e pimenta a gosto
Alho e cebola para temperar
Salsinha
Modo de preparo:
Depois de cozido, desfie o frango e reserve no caldo do cozimento. Coloque a água para ferver, junte a abóbora descascada e cortada em pedaços. Cozinhe até ficar bem macia. Esmague os pedaços de abóbora, já escorridos, com um garfo. Misture um pouco da água do cozimento, tempere com sal, pimenta, alho e cebola. Leve ao fogo. Quando a sopa estiver pronta despeje a salsinha por cima.
Comentários