Cólica sob controle
Veja como aliviar o problema sem tomar remédios!
Comidinhas e chás A nutricionista Fulvia Hazarabedian (SP), indica ômega 3, óleo de prímula, alimentos ricos em fibras e muita água para fazer o intestino funcionar e impedir a compressão do abdome. Chá de camomila e de erva-doce reduzem espasmos musculares e possuem ação anti-inflamatória. Evite bebidas com cafeína, refrigerantes e chocolates porque podem agravar o processo de contração.
Exercício analgésico Alongamento, ioga, caminhada ou passeios de bicicleta são exercícios indicados, pois são moderados. Essas atividades liberam endorfinas, que possuem propriedades analgésicas.
Atenção dobrada Os anticoncepcionais tendem a melhorar as cólicas. Mas, cuidado, na endometriose a doença pode ser mascarada. Por isso, diante da cólica forte, o ginecologista deve ser consultado para indicar o tratamento adequado e evitar o diagnóstico tardio.
Santa água quente Tanto o banho de chuveiro quanto a imersão em banheira com água quente podem estimular a vasodilatação das artérias que irrigam o endométrio. A bolsa de água quente também provoca essa dilatação no local, gerando a sensação de relaxamento e aliviando o desconforto.
Toque de alívio Xi... a dorzinha chata pintou novamente? Faça o seguinte exercício de "acupressão" (que estimula os pontos de acupuntura com a pressão dos dedos). O massagista Dorcival Soares de Freitas (SP), garante que em 70% dos casos ele alivia a dor. Mas, atenção: "Apertar a região da barriga ou das costas não é recomendado, pois pode aumentar o fluxo menstrual. O recomendado é pressionar dois pontos específicos na perna", diz.
1. Aperte o ponto localizado três dedos abaixo do joelho (na parte carnuda) na lateral externa, ao lado da tíbia.
2. Pressione acima do tornozelo, na parte interna da perna, a quatro dedos acima do ossinho do tornozelo (aquele que fica à mostra).
Exercício: pressione um ponto de cada vez ou apenas um deles, entre 10 e 30 segundos (até a dor passar), ou faça 20 movimentos circulares com o dedo no ponto, no sentido horário.
Fonte: Conteúdo MÁXIMA-Danielle Reis
Comentários