Verão com saúde!
Nutricionista da Sonnar dá dicas para uma alimentação saudável na estação mais quente do ano.
Numa série com quatro diferentes artigos com dicas para uma alimentação saudável na estação mais quente do ano – o Verão, Sandra Mara Silveira* nutricionista da Sonnar abordará temáticas sobre alimentação e consumo de água, além de dicas nutricionais para gestantes e cuidados com os alimentos no verão.
Parte I - IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO VERÃO
Ficar atento à alimentação é necessário durante o ano inteiro, mas no verão alguma atenção a mais é de fundamental importância já que é época de praia e muito sol e também de maior exigência física. As temperaturas mais altas são ótimas, no entanto exigem cuidado redobrado na alimentação, pois nessa época o organismo perde mais água e sais minerais do que em qualquer outra época do ano.
Verão é sinônimo de farras e pouco cuidado coma saúde, pois é importante salientar que nesse período as pessoas fazem mais refeições fora de suas residências e comem alimentos em vários lugares como: ambulantes, vendedores de praia, lanchonetes, restaurantes, etc.
Alimentação - Diante disso, é necessário mudar alguns hábitos para que o funcionamento do organismo ocorra de maneira correta. Segue abaixo algumas dicas que são indispensáveis na hora do calor:
- Saladas de folhas verdes, frutas e legumes devem ser consumidos a vontade e é uma excelente opção diante do calor. São refrescantes, de fácil digestão, com baixa caloria e ajudam no bom funcionamento e hidratação do organismo. São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
- Faça mais refeições durante o dia (a cada três horas) evitando ficar muito tempo sem comer.
- Para refrescar dê preferência à água de coco, ou picolé e/ou sorvete à base de frutas das marcas conhecidas no mercado. Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras, carnes gordas e doces, pois em excesso podem provocar mal-estar. Prefira refeições com alimentos mais leves, dando preferência sempre a carnes magras e sem gordura (peixes e aves) - grelhadas ou cozidas.
- Evite alimentos industriais ou com alto teor de sódio. Além de ser um vilão para a pressão arterial que tende a aumentar com as altas temperaturas, também são ricos em gorduras e açúcares, o que dificulta a digestão.
- Evite o consumo de alimentos expostos ao calor, principalmente os que contêm ovos, leite e gordura, pois as altas temperaturas auxiliam na proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde. Mantenham sempre os alimentos refrigerados.
*Sandra Mara Silveira é graduada em Nutrição e pós-graduanda em Nutrição Clínica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Vitória da Conquista – BA e atua como Nutricionista da Clínica Sonnar.
Comentários