Entrevista
Dr. Fillipe Dantas Pinheiro fala sobre o serviço de Oncologia da Clínica Sonnar.
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 27 milhões de pessoas terão câncer em 2030. De olho neste dado, é notável que a doença mereça todo o foco e atenção na busca por melhores práticas de prevenção e cura. Dr. Fillipe Dantas Pinheiro, especialista em Cancerologia Clínica é um dos profissionais de Oncologia da Sonnar que defendem a melhoria do serviço e atendimento aos pacientes. Para falar sobre esta importante questão e outros assuntos relacionados à Oncologia Clínica, Dr. Fillipe Dantas nos concedeu uma entrevista.
Qual a principal função do oncologista?
A principal função do oncologista é tratar o paciente com câncer em todos os seus aspectos, médicos, sociais e psicológicos além de dar todo suporte à família do paciente.
O campo de atuação do oncologista está muito em voga devido a crescente incidência no diagnóstico de cânceres. Como é exercer uma das especialidades médicas mais complexas?
Exige muita dedicação em tempo integral aos pacientes, muita atualização e perseverança nos casos mais difíceis.
Como funciona o serviço de oncologia na Clínica Sonnar e quais são os recursos oferecidos a população?
Na clínica Sonnar temos estrutura aconchegante e moderna para atendimento aos pacientes além de modernos aparelhos para diagnóstico e estadiamento do câncer. Por exemplo, realização de biópsias de mama e tireoide guiadas, tomografia e ultrassom.
Como integrante da equipe de médicos da Sonnar, o senhor acredita que a clínica está apta a aplicar as mais diferentes técnicas na resolução dos problemas relacionadas à oncologia?
Na questão do tratamento a Sonnar não dispõe de nenhuma modalidade de tratamento (quimioterapia, radioterapia e cirurgia) que deverão ser realizados preferencialmente em ambiente hospitalar para aumentar a segurança dos pacientes. Entretanto está totalmente apta a realizar diagnóstico e estadiamento dos pacientes com exames de imagens mais modernos disponíveis.
O que acontece a uma pessoa que percebe que está com problemas relacionados a tumores e eles não forem tratados?
Depende muito de quais tumores se esteja falando. Existem mais de 1000 tipos de tumores malignos (câncer) e mais uma infinidade de tumores benignos. Caso sejam tumores com alto grau de malignidade provavelmente este paciente venha a falecer por conta de câncer o que não acontecerá com tumores benignos.
Fale sobre as especificidades de um tratamento oncológico, uma vez que é importante o tratamento interdisciplinar já que o mesmo é individualizado.
O tratamento oncológico dever ser realizada em ambiente especializado por profissionais capacitados, com equipe composta por enfermeira e farmacêutico com especialização em oncologia, total acesso do paciente aos médicos que o acompanham em tempo integral, e acesso fácil ao serviço onde realiza o tratamento para tirar dúvidas e resolver possíveis intercorrências. Durante o tratamento paciente e família devem estar totalmente esclarecidos sobre efeitos colaterais e como proceder nestes casos. O paciente deverá ter quando necessário, psicóloga, nutricionista, fisioterapia especializados. Deverá contar com emergência hospitalar e unidades de internamento acessíveis para receber estes pacientes em momentos de dificuldade com prontidão, sem demora. Contar com equipe de cirurgiões de todas as áreas para efetivar procedimentos necessários. Durante o tratamento o paciente deve estar em ambiente confortável e calmo servido do máximo de comodidades possíveis associado à tecnologia necessária para o tratamento.
Dr. Fillipe Dantas Pinheiro atua na Sonnar como oncologista clínico realizando consultas clínica e direcionando todo o tratamento do paciente com câncer seja ele quimioterapia, acompanhamento, cirurgia ou radioterapia.
Com informações do Portal Terra
Comentários