Casal Grávido
Curso da Sonnar ofereceu diferentes orientações sobre o parto a pacientes da clínica.
O 43º Curso do Casal Grávido foi realizado na última sexta-feira (13), na Sonnar, dando continuidade ao sucesso do evento que se repete trimestralmente, reunindo cerca de 21 participantes. Abordando diversas temáticas do universo da gravidez, a primeira palestra avaliou os “Aspectos psicossociais da Gravidez, parto e puerpério”, com a psicóloga Márcia Ledo.
A gravidez por ser considerada algo tão natural à mulher fica subentendido que ela está preparada para lidar com todas as mudanças referentes a esse período, e não é o que acontece, afirma Márcia. “Na maioria dos casos a mulher não está preparada. É um momento tão bonito e perfeito que não é dado o espaço que a mulher precisa pra dizer o que está sentindo, e acaba sendo substituído por um imaginário social de que sempre está tudo bem”.
Os maiores anseios das grávidas, explica a psicóloga, é o medo de não dar conta da nova responsabilidade, das mudanças, como por exemplo, se adaptar a nova realidade, as necessidades depois com o trabalho, se vai conseguir conciliar, amamentar, se vai conseguir dormir, etc. A participação foi excelente, contando com os maridos, valorizando o lugar de pai também, que vive as ansiedades junto as grávidas.
Ela avalia o curso como uma iniciativa fantástica. “Acho que o município precisa dessas oportunidades, porque as mulheres não tem um espaço pra falar delas, a preocupação é sempre com o bebê. Não é fácil essa colagem do bebê imaginário, que a gente sempre quis, e do bebê real, das verdadeiras dificuldades vividas”.
Outro tema de destaque foi apresentado pelo obstetra Clodoaldo Cadete, sobre a “Importância dos Exames Pré-Natais”. As mulheres acabam realizando estes exames como algo obrigatório sem conhecer as especificidades de cada um e suas devidas importâncias.
O curso tem essa finalidade de esclarecer as mulheres sobre a importância dos exames. Eles auxiliam a conduta do médico, e só através desses parâmetros laboratoriais, juntamente com a ultrassonografia é que sabemos que a gravidez está indo bem. A aula em si mostra exatamente para que serve um hemograma, por exemplo, uma ultrassonografia, etc. Quando você esclarece esses pontos parece que há uma diminuição da ansiedade diante da gravidez. E exemplificou: “Quando você pede um exame de hepatite, por exemplo, a mulher acha que nós estamos suspeitando que ela tem hepatite, e na verdade não é. É apenas um exame de rastreamento, para avaliar se há alguma alteração que venha a interferir no bebê”.
A participação da nutricionista Sandra Mara palestrando sobre a “Nutrição e Alimentação da Gestante” foi essencial para que as grávidas compreendessem que uma alimentação saudável nem sempre é comer em excesso, que a qualidade é mais importante que quantidade. “É de extrema importância o estado nutricional da mãe, porque num período curto existe esse período de crescimento acelerado. Inclui a escolha dos alimentos certos. Se a mãe não tem um aporte nutricional adequado para suprir o feto, ela sofrerá essa carência, como ocorre a anemia ferropriva, a falta de cálcio, dentre outros”.
De forma dinâmica as atividades seguiram com a pediatra Dora Ladeia, falando dos “Cuidados com o Bebê”, fazendo demonstrações de higienização por exemplo.
Uma das gestantes participantes foi a psicóloga Leia Cruz Teixeira, já mãe de um menino de 8 anos e grávida do segundo filho, expôs sua satisfação com o curso. “A iniciativa da Sonnar está de parabéns, porque a gente conversa, interage, muitas vezes aquilo que a gente acha que é problema o médico esclarece com mais facilidade. A gente deixa de lado aquela preocupação de achar que o filho é um bicho de sete cabeças, e vê como algo natural. Eu pude esclarecer muitas dúvidas”.
O dia foi encerrado com Dra. Monalisa Ferraz explorando a temática da amamentação, num bate-papo com as participantes. Confira as fotos.
[nggallery id=12]
Comentários