Andropausa
Saiba um pouco mais sobre a “menopausa” masculina.
A Andropausa afeta de 10 a 30% dos homens acima de 60 anos. O tratamento melhora os sintomas e a qualidade de vida.
DAEM (Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino) ou conhecido antigamente como Andropausa (referência a “menopausa” masculina) é uma entidade caracterizada pela queda do hormônio sexual do homem, a testosterona, acompanhada de sintomas clínicos típicos.
Os sintomas da andropausa são principalmente relacionados a diminuição da libido (desejo sexual), alteração do desempenho e da freqüência sexual, cansaço físico e mental, irritabilidade, perda de massa muscular, aumento de gordura da região abdominal, perda de pêlos, alteração da textura da pele, que fica mais fina, e em alguns casos, osteoporose.
O que causa?
A andropausa é um processo natural do envelhecimento, que pode ser mais precoce em alguns casos. A partir dos 40 anos de idade, os homens apresentam queda lenta e gradativa dos níveis de testosterona. Aproximadamente, 20 a 25% dos homens acima dos 50 anos sofrerão de DAEM e podem se beneficiar do tratamento que pode envolver a reposição hormonal com testosterona.
O tratamento consiste em reposição adequada de testosterona (reposição hormonal masculina) orientada por um médico. A reposição é feita através de injeções intramusculares com o objetivo de manter o nível de testosterona dentro do normal e fisiológico. Trata-se de um tratamento seguro e eficaz (quando indicado corretamente), que deve ser acompanhado e monitorado através de exame físico e laboratoriais.
Fonte: Radar Notícia
Comentários