Seja um herói
No Dia Mundial do Doador de Sangue, a OMS apela para que mais pessoas doem sangue regularmente.
Comunicado de imprensa
No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a OMS apela para que mais pessoas doem sangue regularmente. O tema da Campanha Mundial do Doador de Sangue 2012 é: "Todo doador de sangue é um herói".
14 de junho de 2012 | GENEBRA - A cada ano, milhões de pessoas dependem da generosidade de outra pessoa para doar sangue. No entanto, as taxas de doação de sangue variam consideravelmente e as demandas de sangue e seus derivados estão a aumentar em todo o mundo. Para atender a essas necessidades, mais pessoas devem vir para frente para doar sangue voluntariamente, e regularmente, segundo a OMS no Dia Mundial do Doador de Sangue.
"Com a expectativa de vida aumentando e o consequente aumento no número de relacionadas à idade, doenças crônicas, incluindo câncer, que necessitam de sangue e hemoderivados para o tratamento, a demanda supera a oferta," diz o Dr. Neelam Dhingra, Coordenador de Segurança de Transfusão de Sangue da OMS. "Além disso, alguns produtos derivados de sangue utilizados para tratar pacientes com cancro, como plaquetas, têm uma vida de prateleira de apenas cinco dias. Isto significa que necessitam cada vez mais doadores de sangue mais para atender a essas demandas. "
Necessidade de sangue e seus produtos estão a aumentar
A necessidade de sangue e seus produtos estão crescendo em todas as partes do mundo. Em alta e média renda, com os avanços em sistemas de saúde e cobertura de saúde melhor, essa necessidade está sendo impulsionados pela cada vez mais sofisticados procedimentos médicos e cirúrgicos, como cirurgia cardiovascular e transplantes, atendimento ao trauma e terapia para câncer e doenças do sangue. Todas as cirurgias de grande porte precisam de sangue para estar disponível em modo de espera.
Além disso, hemorragia grave durante o parto ou após o parto é a principal causa de mortalidade no mundo materno. Quando o sangramento grave ocorre, o tratamento urgente e oportuno é necessário para a gestão destes pacientes, incluindo transfusão de sangue e seus derivados, como as mulheres podem morrer dentro de uma hora.
Todos os anos, acidentes de viação causam 1,3 milhões de mortes a nível mundial e, além disso, ferir ou desativar entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas, 90% das mortes por acidentes de trânsito ocorrem em países em desenvolvimento. Descontroladas contas sangramento por mais de 468 000 mortes por ano.
Em países de baixa renda onde as facilidades de diagnóstico e opções de tratamento são limitadas, a maioria das transfusões é prescrita para o tratamento de complicações durante a gravidez e o parto, o tratamento de anemia severa na infância, trauma e doenças do sangue congênitas. Em muitas situações, os sistemas atuais são incapazes de satisfazer as necessidades, enquanto a expansão da cobertura de saúde e um melhor acesso aos serviços de saúde aumentam ainda mais a essas demandas.
Mais doadores de repetição são essenciais
Há 92 milhões de doações de sangue por ano no mundo, a maioria deles por voluntários, os doadores não remunerados. Mas desses doadores voluntários, 30 milhões de doar sangue uma vez e depois não voltam.
"Precisamos incentivar esses doadores para voltar e se repetir, os doadores regulares", diz o Dr. Dhingra. "Cada doação de sangue é de apenas 450 mililitros e por ter mais doadores voluntários de repetição, podemos melhor garantir a confiabilidade do suprimento de sangue e segurança do sangue e seus derivados."
Sucessos País
No entanto, existem alguns exemplos notáveis ??de países que são capazes de atender às necessidades de transfusão de seus sistemas de saúde, e a OMS destaca esses sucessos, neste Dia Mundial do Doador de Sangue.
Hoje, 62 países satisfazem as suas necessidades de transfusão e muitos mais estão fazendo rápido progresso. Por exemplo, o Vietnã aumentou doação voluntária de sangue a partir de apenas um terço do abastecimento total para quase 90% em apenas 10 anos. Também aumentou a coleta de sangue total anual de 268.394 unidades para 776.420 unidades no mesmo período.
Nas Ilhas Cook, campanhas educativas dirigidas aos trabalhadores da saúde ema comunidade resultaram em uma mudança completa na fonte de doações de sangue: de 2002 a 2007, a proporção de sangue coletado de doadores voluntários, não remunerados aumentou de 30% a 100%. Também aumentou o número de doadores regulares de apenas 70 a mais de 400 doadores de sua população de cerca de 20.000.
Fonte: World Health Organizatiom (WHO) / Organização Mundial de Saúde (OMS)
Comentários