Melanoma Acral
Bahia é o lugar com maior índice deste tipo de câncer em todo o mundo
Melanoma Acral
Bahia é o lugar com maior incidência deste tipo de câncer em todo o mundo
A Bahia é o lugar com maior incidência de melanoma acral – câncer que se desenvolve na planta do pé – em todo o mundo. De acordo com o jornal A Tarde, a informação foi divulgada pelo dermatologista Paulo Barbosa, que presidiu o VI Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, nesta semana, em Costa do Sauípe- BA. Só na capital baiana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 1.254 casos da doença entre 2008 e 2015. Ainda segundo A Tarde, já foram diagnosticados 24 casos da doença somente neste ano; e em 2014, 304, o maior número em sete anos.
Quando ocorre, tende a ser diagnosticado em fases mais invasivas que os demais melanomas e com pior prognóstico. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerado o mais agressivo entre os melanomas. O melanoma lentiginoso acral é a forma menos comum de melanoma. Ele geralmente ocorre nas palmas, solas ou embaixo das unhas e é mais comum em pessoas não-brancas, frequentemente a partir dos 70 anos, independente do sexo. A exemplo de outros países, há uma preocupação nacional com a prevenção dos melanomas e a excessiva exposição solar. Entretanto, como já amplamente divulgado na imprensa, nossa população miscigenada tem fortes traços étnicos africanos e asiáticos. Junto ao excesso à exposição solar, pode haver o aumento de melanoma acral, como já se tem visto em nosso estado.
Causas
O melanoma ocorre quando algo dá errado nas células produtoras de melanina (melanócitos) que dão cor à pele.
Normalmente, as células da pele se desenvolvem de maneira controlada e ordenada - novas células saudáveis empurram as células mais velhas para a superfície da pele, onde morrem e, eventualmente, caem. Mas, quando algumas células se desenvolvem com danos no DNA, as novas células podem começar a crescer fora de controle e, eventualmente, formar uma massa de células cancerosas.
Não está claro como exatamente os danos ao DNA das células da pele podem causar o melanoma. É provável que uma combinação de fatores ambientais e genéticos provoque o melanoma. Ainda assim, os médicos acreditam que a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento é a principal causa de melanoma.
A luz UV não causa todos os melanomas, especialmente aqueles que ocorrem em lugares em seu corpo que não recebem a exposição à luz solar. Isso indica que outros fatores podem contribuir para o risco de melanoma.
Se notar alguma mancha ou algo anormal nos pés, ou mãos, procure um dermatologista. Na Sonnar, atendemos esta especialidade. ;)
*Com informações de Bahia Notícias, Site Minha Vida e do Boletim Informativo do GBM (Grupo Brasileiro de Melanoma) – ANO XV – No 63





Comentários